Como procurar emprego no LinkedIn

Como procurar emprego no LinkedIn

Dicas de como procurar emprego no LinkedIn

Em muitas situações, saber como procurar emprego no LinkedIn de forma mais técnica, pode fazer toda a diferença na hora de conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho.

Diariamente são publicadas milhares de ofertas de trabalho no LinkedIn e o que a princípio poderia ser uma vantagem, acaba confundindo muita gente.

Antes de nos estendermos na discussão sobre como procurar emprego no LinkedIn, não custa nada lembrar que se você deseja deixar essa tarefa menos árdua, é importante que você comece com a sua estratégia de marketing pessoal no LinkedIn antes de se deparar com essa situação.

Por onde começar a busca por emprego no LinkedIn

Em primeiro lugar, se você quiser saber como procurar uma vaga de trabalho no LinkedIn de forma mais eficiente, minha primeira dica é: Organize-se!

Você deverá criar algumas rotinas e até mesmo automatizar algumas delas para poupar tempo e criar critérios mais focados para essa busca. De nada adianta sair atirando para todos os lados, muito pelo contrário, você poderá até mesmo prejudicar sua imagem.

Preparação psicológica

Uma situação de desemprego é traumática para qualquer pessoa e por isso o primeiro passo para quem está em busca de uma vaga de trabalho no LinkedIn é ter calma e paciência, porque o LinkedIn não é uma maquininha de colocação de profissionais no mercado de trabalho.

Os resultados podem demorar algum tempo, mas se você for metódico em sua busca esse prazo será sensivelmente reduzido e as oportunidades de trabalho que aparecerão serão bem mais qualificadas.

Organize a sua busca

Uma das aplicações mais importantes para quem está em busca por uma vaga de trabalho no LinkedIn. Embora seja visto apenas como uma rede social, o LinkedIn também é uma poderosa ferramenta de buscas – veja mais em Como Fazer Buscas no LinkedIn.  Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é definir quais são as buscas por vagas de emprego que você deseja fazer e gravar estas buscas.

O LinkedIn oferece a você opções de pesquisa utilizando diversos filtros como:

  • Localização da vaga
  • Empresa que a disponibiliza
  • Segmento de atuação
  • Data de publicação da vaga
  • Remuneração oferecida
  • Palavras-chave

Estruturada a pesquisa, para poupar tempo e ser mais preciso, você deve gravar estas pesquisas e configurar o LinkedIn para que ele lhe envie um e-mail quando for publicada uma nova oferta de emprego que se encaixe nos filtros que você definiu. Pronto, uma verdadeira Seek a Job Machine.

Siga as empresas de seu interesse

Aproveite quando estiver fazendo suas buscas para seguir as empresas que são de seu interesse. Fazendo isso você poderá acompanhar de forma mais precisa a publicação de vagas nessas empresas. Embora isso deva fazer parte da sua estratégia de atuação em termos de LinkedIn, em uma situação de busca por uma nova colocação essa é uma função crítica.

As Paginas Empresariais do LinkedIn funcionam também como uma ótima referência sobra a empresa e suas propostas. O marketing corporativo no LinkedIn ganha a cada dia mais força e isso vem fazendo com que as empresas invistam bastante em suas páginas corporativas no LinkedIn oferecendo cada vez mais informações como por exemplo, vagas disponíveis.

Diariamente são publicadas milhares de vagas no LinkedIn e quando você passa a seguir as empresas recebe automaticamente notificações sobre essas publicações. Para quem quer saber como procurar emprego no LinkedIn essa é uma dica de ouro.

Intensifique seus contatos

A fórmula do sucesso em qualquer área do LinkedIn pode ser resumida em uma única palavra: Relacionamento. Para quem pensa adiante, pode-se dizer que o relacionamento é o verdadeiro Seguro Desemprego do LinkedIn. Por isso, uma das primeiras coisas a fazer quando se está procurando emprego no LinkedIn é intensificar seus relacionamentos.

Deixe o Facebook um pouco de lado e passe mais tempo administrando e trabalhando sua rede de relacionamentos no LinkedIn. Interaja mais na rede, tenha uma participação mais ativa em Grupos e atualize seu status com maior frequência.

Quando você está em busca de uma vaga de trabalho no LinkedIn você está precisando do máximo de exposição possível, por isso é tão importante que você estreite seus pontos de contato na rede para atingir este objetivo. Só tome cuidado para não exagerar e se tornar uma presença inconveniente.

Participe dos Grupos do LinkedIn

Se você ainda não incluiu a participação em Grupos do LinkedIn em sua estratégia de marketing pessoal na rede, a hora é agora. Uma das funções dos Grupos em uma estratégia de marketing pessoal no LinkedIn é expor suas habilidades e quando se está buscando uma nova colocação isso é extremamente importante.

Além dessa exposição, nos Grupos você também encontra uma aba na parte superior onde são exibidas vagas postadas por participantes do grupo. Participando de grupos ligados à sua área de interesse, suas chances de encontrar uma boa colocação aumentam.

Agora que você já sabe como procurar emprego no LinkedIn, basta colocar a mão na massa e começar desde já a estruturar o seu perfil e ferramentas de relacionamento na rede para não ser pego de surpresa.

4.36 avg. rating (87% score) - 11 votes