Como se destacar no LinkedIn

Quem nunca se perguntou: Como se destacar no LinkedIn? Como ter uma exposição que me traga oportunidades de emprego ou negócios? É uma pergunta óbvia, não concorda?

Ao contrário do que acontece no Facebook, o LinkedIn, embora seja uma rede com mais de 22 milhões de usuários no Brasil, ainda é uma grande incógnita para a maioria dos usuários.

O problema é que na maioria das vezes, as pessoas acham que para se destacar no LinkedIn, basta criar um perfil enorme, com dados desde o segundo grau e pronto, isso lhes trará uma posição de destaque.

Duplo erro. Em primeiro lugar, se você encarar o LinkedIn como um repositório de currículos, é sinal de que ainda não entendeu a essência dessa rede social voltada a relacionamentos profissionais.

O segundo erro é que não é o tamanho do seu perfil que importa. O que importa na verdade é o grau de exposição que você consegue e de que forma você apresenta suas expertises.

Se você foi por esse caminho até agora, não se desemperre, pois se você quer saber como se destacar no LinkedIn, elaboramos uma lista para lhe ajudar a vencer este desafio.

Veja as dicas de como se destacar no LinkedIn

Em primeiro lugar, esqueça essa visão de que o LinkedIn é um repositório de currículos. Essa função pertence a sites especializados neste tipo de conteúdo como Catho e Manager. O LinkedIn é uma rede de relacionamentos profissionais.

Como se destacar no LinkedIn. Confira algumas dicas.

Como se destacar no LinkedIn. Confira algumas dicas.

Para ser sincero, no início, talvez esse tenha sido o objetivo do LinkedIn, mas hoje em dia, o que conta de verdade é a sua interação com os participantes e sua capacidade de demonstrar suas habilidades e expertises.

É claro que a sua formação acadêmica conta, mas não é só isso que leva a um recrutador a lhe fazer um convite para uma entrevista.

Eu mesmo conheço pelo menos uma dezena de profissionais com ótimos currículos, mas com os quais eu realmente não gostaria de trabalhar.

Se você quiser se destacar no LinkedIn, é preciso ir muito além de uma ótima formação acadêmica, é preciso apostar no seu lado construtivo, ou seja, sua capacidade de interação com outros profissionais. O networking é fundamental.

[icon name=icon-hand-right] Leia o artigo Networking no LinkedIn

Invista em sua presença no LinkedIn

Vou fazer uma pergunta e gostaria que você respondesse com sinceridade. Em comparação com o tempo que você passa no Facebook, qual seria a proporção em relação ao tempo que você investe no LinkedIn? Lembre-se que eu falei em sinceridade.

Pois é. Uma grande parte dos profissionais não investem nem 10% do tempo que passam no Facebook, cuidando da sua presença profissional no LinkedIn. E depois não sabem porque as ciosas não acontecem.

Se você quer saber como se destacar no LinkedIn, em primeiro lugar, coloque essa rede em sua lista de prioridades, junto com o Facebook, WhatsApp, Instagram e Twitter. Se você não pode dedicar um tempo para o desenvolvimento do seu lado profissional, não reclame se a sua carreira não decolar.

Transforme o LinkedIn em uma tarefa diária

Uma forma simples de você conseguir destaque no LinkedIn é transformá-lo em parte da sua rotina diária. Você sabia que os horários de maior pico de acessos no LinkedIn são justamente na hora de almoço e final de expediente? Isso mesmo, são pessoas cuidando do seu futuro profissional, ao invés de ficar de “mi mi mi” no Facebook.

Se você não sabe o que poderia estar fazendo no LinkedIn todos os dias, posso lhe sugerir algumas das ações que recomendamos em nossos treinamentos:

  • Faça parte e participe dos grupos mais relevantes na sua área de atuação;
  • Compartilhe conteúdo relevante em seu perfil;
  • Interaja com outros profissionais;
  • Pesquise sobre novas tendências e oportunidades profissionais.

Achou pouco? Bem, isso pode até ser pouco se comparado ao tempo que você gasta no Facebook, mas este pouco pode fazer uma imensa diferença no seu futuro profissional.

Conheça as técnicas e regras de etiqueta do LinkedIn

Até aqui pode ser que você tenha tido a impressão que a coisa é fácil, mas na verdade, quem quer saber como se destacar no LinkedIn, precisa conhecer também algumas “regras do jogo”.

Diferentemente de outras redes sociais, o LinkedIn, por se tratar de uma rede social verticalizada, ou seja, que tem foco em um determinado interesse, no caso, desenvolvimento profissional, existem algumas regras a serem observadas.

É o que chamamos de regras de etiqueta no LinkedIn. Onde elas estão escritas? Em lugar nenhum, mas fazem parte dos usos e costumes dos participantes mais influentes dessa rede.

Não se preocupe, porque não é nenhum código secreto, mas apenas um enquadramento lógico dentro nos objetivos das pessoas que participam dessa rede.

[icon name=icon-hand-right] Leia mais em Regras de Etiqueta no LinkedIn

O primeiro passo para se destacar no LinkedIn

Pode parecer estranho, mas a última coisa que você deve fazer no LinkedIn é preencher os dados do seu perfil. O primeiro e mais importante passo é planejar sua estratégia de marketing profissional.

Veja qual o posicionamento que profissionais de destaque em sua área de atuação tem no LinkedIn. Analise suas estratégias de atuação e veja como você poderia desenvolver uma presença que realmente possa gerar novas oportunidades profissionais ou de negócios.

Posicione-se primeiro, para depois começar a construir a sua marca pessoal no LinkedIn. Lembre-se que todos os itens devem ser levados em consideração. Desde a estrutura do seu perfil até a temática de suas publicações.

O segundo passo é elaborar um planejamento do seu perfil de forma a que ele vá muito além da questão acadêmica e curricular, se transformando em um verdadeiro veículo de comunicação entre você e as diversas oportunidades profissionais no LinkedIn.

O terceiro passo é desenvolver uma presença ativa na rede, com a postagem de atualizações, textos e uma participação ativa em grupos de discussão.

Se você está em dúvida sobre como se destacar no LinkedIn, tenha certeza que os primeiros passos são sempre análise e planejamento, para depois então entrar na etapa de participação. Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos relacionados s estratégias de marketing pessoal no LinkedIn, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing