Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de LinkedIn
Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de LinkedIn

Mandamentos do networking online

Os mandamentos do networking online

Conheça quais são os principais mandamentos do networking onlineSaber quais são os mandamentos do networking online pode ser o primeiro passo para criar diretrizes para sua estratégia de relacionamento nos meios digitais.

Muitas vezes executivos que estão em busca de uma nova colocação no mercado fora de sua empresa atual muitas vezes esbarram na necessidade de dicas de etiqueta no que diz respeito às regras não escritas no networking online.

A instantaneidade e a transparência das tecnologias atuais pode facilmente criar situações desconfortáveis. Então, como você pode evitar ser “o cara” ao incorporar ferramentas de redes sociais em sua busca de emprego?

Uma das principais regras nessa área é: antes de clicar em enviar, pare e reveja o que você está fazendo. Isso pode ajudar a proteger a sua reputação. Para tentar ajudá-lo de forma assertiva, segue uma lista com quatro conselhos de alguns dos líderes de TI mais conceituados do mundo.

Organize seus contatos por nível de confiança

Vamos supor que que você decidiu que é hora de procurar um novo emprego e quer começar a contactar as pessoas da sua rede de relacionamentos como o LinkedIn e Twitter. Você deve estabelecer círculos concêntricos com base em níveis de confiança e iniciar o contato com seu núcleo de confiança primeiro.

Talvez seja o caso de mudar o tom do seu discurso do “Preciso sair daqui!” para “Estou procurando um desafio maior do que o que minha atual empresa oferece”, dependendo de tipo de relacionamento que você tem com o seu contato.

Jamais cometa o erro de falar mal do seu empregador atual

Outra regra do networking online que pode ser considerada como Cláusula Pétrea é nunca, em hipótese alguma falar mal seu atual empregador. É simplesmente inaceitável e pode fechar muitas portas.

Quem sai de uma empresa em bons termos com seu antigo empregador tem mais chances de ser recontratado.

Ao fazer o anúncio da saída, enfatize as vantagens do futuro emprego, nunca as desvantagens do atual. Aponte razões para ser grato por ter trabalhado lá, mas seja sincero, não invente coisas.

Ao pedir ajuda seja direto e objetivo

Um dos erros mais comuns a candidatos a empregos é serem muito hesitantes na hora de pedir ajuda. Não basta pedir aos contatos de sua rede para mantê-lo na tela de seu radar.

A maioria de nós tem milhares de pessoas em nossos radares, completamente esquecidas. Todos nós temos boas intenções, quando usamos essa frase, mas somos muito passivos. É da natureza humana querer ajudar alguém em necessidade.

Mas, lembre-se: sua forma de se aproximar diz muito sobre você. As pessoas a sua volta podem estar secretamente à procura de alguém para compor seu quadro de profissionais.

Imagine que você entre em contato com um ex-CEO e diga a ele que está sendo demitido. Sua mensagem pode ser interpretada de duas formas completamente diferentes após o contato inicial:

  1. Recebi um telefonema do Mário e ele me falou que está perdendo o emprego. Muita gente está sendo cortada em decorrência da crise econômica atual… é ruim isso; ou,
  2. Recebi uma lidação do Mário hoje. Ele me falou que está perdendo o emprego e pediu indicação de três empresas que respeito para que ele possa pesquisar sobre elas. Vou tentar ajudá-lo.

Perceba que são formas completamente diferente de interpretar a mensagem que você passa e a forma pela como essa mensagem será lida depende muito de como você a posiciona.

Além disso, consultar seus contatos sobre questões profissionais faz com que se sintam apreciados. Ao perguntar-lhes algo que denote a necessidade por seus conhecimentos, você lhes atribui status de autoridade em determinados assuntos. Promove neles o senso de valor e em você o senso de alguém que é articulado, qualidade desejada.

Esteja presente online

Um dos principais mandamentos do networking online é se manter ativo nas mídias digitais. Fazer uso de ferramentas como LinkedIn e usar de forma inteligente as suas atualizações de status, faz uma enorme diferença.

Um dos mais fortes mandamentos do networking online é justamente manter uma rotina de atividades no mundo online. Compartilhar artigos interessante relacionados à sua área profissional, trocar indicações sobre bons livros; procurar eventos da indústria ou webinars e indicar que você está interessado em participar; ou participar de um grupo profissional, são atitudes muito positivas.

O que você compartilha pode demonstrar o seu esforço para melhorar a si mesmo e se posicionar como uma referência para determinados assuntos. Esse conhecimento é valioso para outras pessoas, incluindo seus potencias empregadores.

Avalie
2017-04-05T18:51:57+00:00 By |Categories: Marketing Pessoal|

Leave A Comment