Orientação de carreira e o LinkedIn

Orientação de carreira e o LinkedIn

Orientação de carreira e o LinkedIn

A orientação de carreira através de exemplos encontrados no LinkedIn, pode ser uma boa estratégia para quem deseja construir um futuro brilhante. Parte do processo de aprendizado passa pela observação de casos de sucesso.

Não que toda pessoa de sucesso esteja no LinkedIn ou que todos que estão no LinkedIn sejam cases de sucesso em suas carreiras, mas para olhos observadores, descobrir quem é quem, pode ser um ótimo exercício de orientação de carreira.

Podemos comparar o LinkedIn com uma grande vitrines de carreiras, e se buscarmos o que há de comum entre as pessoas de sucesso, certamente podemos incorporar essas informações ao nosso processo de orientação profissional.

Os padrões tendem a se repetir

Em nosso treinamento sobre marketing pessoal no LinkedIn, durante a etapa de construção de networking, sugerimos que o participante observe a atuação de profissionais que sejam referências em seus segmentos, e tente identificar seu padrão de atuação no LinkedIn.

Não que se queira “clonar” o comportamento de um líder de mercado, mas conhecer um pouco melhor a estratégia de atuação desse profissional, podemos aprender, com a experiência que ele já adquiriu no seu dia a dia do relacionamento dentro do LinkedIn.

O ideal é escolher perfis que sejam de pessoas que sejam referência não só em seu círculo profissional, como tenha também uma forte atuação no LinkedIn. Para termos um padrão exato, é necessário separar os Perfis Existentes dos Perfis Ativos.

Pessoas muito ativas no LinkedIn deixam rastros. A data da última atualização feita pelo perfil é importante. Sinal de que ele tem conteúdo para ser compartilhado e ele está buscando algum tipo de interação.

Analise a estrutura acadêmica de suas referências

Uma outra forma de usar o LinkedIn para orientação de carreira e desenvolvimento profissional é analisar a formação acadêmica dos profissionais de destaque em seu segmento de atuação. Quais são as faculdades mais comuns entre eles, pós e cursos de extensão.

Profissionais bem sucedidos não acontecem por acaso. Geralmente eles iniciam esta trilha de sucesso já pela escolha das escolar que irão cursar, e ao longo da carreira vão agregando novos conhecimentos através de cursos de extensão. Por isso, verificar este histórico é uma boa forma de aprimorar o seu desenvolvimento profissional.

Busque por recomendações

Um dos principais benefícios de se ter uma presença ativa no LinkedIn é justamente poder conversar com os mais diversos profissionais. Por isso, uma boa opção para quem busca por uma orientação profissional no LinkedIn, é perguntar a outros profissionais, quais seriam as indicações que eles poderiam sugerir.

É claro que você não pode cobrar um trabalho de mentoring dos outros participantes da rede, mas certamente, tendo conhecimento, ninguém vai se negar a dar uma orientação em algumas questões pontuais. Essa é inclusive, uma das propostas do LinkedIn, contribuir para o aperfeiçoamento profissional de seus participantes.

Analise a preferência das grandes empresas

Uma outra forma interessante de conduzir sua orientação profissional no LinkdIn, principalmente no que diz respeito à formação acadêmica, é analisar as preferências das empresas na hora da contratação de seus colaboradores.

Quando se faz uma pesquisa por vagas no LinkedIn, em alguns casos, principalmente nas empresas de grande porte, é possível ver uma relação das instituições de ensino mais comuns entre os colaboradores da empresa, como no caso abaixo.

Orientação profissional no LinkedIn

Conhecer a preferência das empresas como forma de orientação profissional no LinkedIn

Essa informação é muito interessante para quem deseja se posicionar em relação as instituições de ensino mais conceituadas junto as grandes empresas.

Como você pode ver, é possível usar o LinkedIn dentro de um processo de orientação de carreira. Ao buscar por informações entre os perfis de profissionais de destaque em sua área e empresas conceituadas, pode-se ter uma noção exata de qual caminho seguir. Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos relacionados à orientação profissional, assinando nosso Boletim Informativo.

Orientação de carreira
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)