Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de LinkedIn
Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de LinkedIn

Como fazer buscas no LinkedIn

Como fazer buscas no LinkedIn

Como fazer buscas no LinkedIn de forma mais eficiente

Embora o LinkedIn seja visto pela maioria das pessoas como uma rede social, em sua essência essa rede de relacionamentos pessoais é na verdade uma gigantesca ferramenta de busca.

Pelo menos essa é a visão do diretor de busca e computação em nuvem do LinkedIn, Brad Mauney. “Temos dois tipos principais de busca sendo realizados no LinkedIn: as navegacionais, usadas por pessoas que acabam de entrar em uma empresa ou conheceram outro profissional em um evento e querem adicioná-los à sua rede de contatos; e a busca por perfis que atendam determinados critérios, como localização, segmento da indústria ou uma combinação entre os dois parâmetros”

Nos últimos tempos o LinkedIn tem-se concentrado em fazer desses tipos de buscas processos menos complicados e tem agregado cada vez mais filtros e recursos para que as buscas realizadas em seu ambiente resultem em resultados cada vez mais precisos e relevantes para os usuários.

Entre as diversas opções de buscas disponíveis no LinkedIn, três merecem destaque:

  • Busca por pessoas com perfil na rede
  • Busca por empresas
  • Buscas por vagas de trabalho

Vejamos então mais detalhes sobre cada uma dessas buscas e o que você pode fazer para melhorar seu resultado.

Buscas por pessoas

Você encontra a área de busca por pessoas na parte superior da interface do LinkedIn. A busca por pessoas usa uma série de filtros para encontrar um perfil correspondente aos nomes inseridos no campo de pesquisa. Entre essas opções estão parâmetros de localização, de nível de conexão (primeiro, segundo e terceiro graus), empresa atual e empresa anterior.

Barra de Buscas no LinkedIn

Para os membro s que possuem uma Conta Premium no LinkedIn, o ferramenta oferece um número maior de opções de busca, como tempo de experiência, nível de expertise, entre outras.

Segundo Brad Mauney, a busca usando filtros é altamente recomendada na hora de procurar por algum contato ou na busca por eventuais vagas de trabalho.

Dica para buscas por pessoas

Ao usar as opções localizadas do lado esquerdo da interface de busca, fique de olho no item “shared connections” ou conexões compartilhadas (pessoas de um círculo comum de relacionamento profissional). Acessar a relação de contatos comuns pode ajudar a fazer contato com o profissional alvo da busca.

Em termos de marketing pessoal no LinkedIn, estar bem posicionado nestes resultados é fundamental, e por isso, em nosso Curso de LinkedIn damos muita ênfase à forma como você deve estruturar seu perfil para ser facilmente encontrado pelas expertises que deseja destacar.

Busca por empresa

Como fazer buscas no LinkedIn de forma mais eficiente

Dicas sobre como fazer buscas no LinkedIn

É outro canal de pesquisas que vem sendo aprimorado nos últimos tempos e agora conta com mais opções, como localização, segmento de atuação, tamanho e nível de conexão com o usuário. A relação de empresas resultante é confrontada com o conteúdo do perfil de usuário na hora de apresentar o resultado da busca.

Para encontrar uma empresa, selecione esse tipo de busca nas opções ao lado do campo de pesquisas e insira os termos desejados.

É interessante seguir as empresas de interesse e receber atualizações sobre novas contratações e vagas em aberto. Esse é um recurso bastante interessante para quem deseja saber como procurar emprego no LinkedIn.

Dica para buscas por empresas

Realize uma busca por empresas sem inserir qualquer tipo de filtro. A relação resultante será hierárquica de acordo com o número de conexões que o usuário tem ligadas a essa empresa.

Busca por vagas de trabalho

Para fazer buscas por vagas de trabalho você só precisa selecionar a opção Empregos no campo de pesquisas. Insira os termos desejados e, se quiser você também pode usar os filtros disponíveis antes de digitar as palavras-chave da sua busca.

Bastante parecido com as buscas por perfis e por empresas, a pesquisa por vagas também utiliza os recursos do uso de filtros para trazer os resultados. Entre essas opções estão o nome da empresa, data de abertura da vaga, local do trabalho, segmento e nível de experiência desejados.

Novamente, membros com contas pagas têm a opção de refinar os resultados de acordo com os honorários desejados.

Dica para buscas por vagas de trabalho

Vale a pena salvar os resultados de buscas por vagas de trabalho no LinkedIn para otimizar o seu tempo. Você só precisa clicar no símbolo “+”, localizado no topo da página de buscas e pronto.

Se quiser, também é possível salvar apenas alguns resultados das buscas. Isso pode ser feito passando com o cursor por cima do item apresentado e clicando na opção “salvar”. O status desse resultado pode ser visitado novamente no item Vagas Salvas, na barra de controle superior da interface do LinkedIn.

Como você pode ver, além de ser a maior rede social de relacionamentos profissionais do mundo, o LinkedIn também é de quebra, uma bela ferramenta de busca focada nesta área e pode ajudar muito em diversas situações.

Como fazer buscas no LinkedIn
2 Avaliações
2017-04-05T18:51:58+00:00 By |Categories: LinkedIn|Tags: |

Leave A Comment