Como criar o Título Profissional perfeito no LinkedIn

Para quem deseja se destacar, criar um título profissional perfeito no LinkedIn é uma das etapas mais importantes na hora de configurar o seu perfil nesta rede.

Em termos de comunicação online sabemos que o título de um artigo, e-mail ou publicação nas redes sociais, é a primeira coisa que as pessoas leem.

Na hora de estruturar seu perfil no LinkedIn, o Título Profissional é sem sombra de dúvidas um dos elementos mais importantes, pois é ele que irá aguçar a curiosidade das pessoas e leva-las a conhecer mais sobre você em seu perfil.

Seu título profissional no LinkedIn precisa ser muito bem elaborado, pois dentre os vários elementos de comunicação que compõem o seu perfil, ele é a verdadeira porta de entrada para o conteúdo que você deseja apresentar aos outros participantes da rede.

Vejamos alguns itens que você deve levar em consideração na hora de criar um título profissional perfeito no LinkedIn.

Faça seu título profissional se destacar no LinkedIn

Confira algumas dicas de como criar um título profissional perfeito no LinkedIn para fazer com que seu perfil sobressaia nas pesquisas.

Confira algumas dicas de como criar um título profissional perfeito no LinkedIn para fazer com que seu perfil sobressaia nas pesquisas.

O seu título profissional no LinkedIn é composto por apenas 120 caracteres e por isso, você deve usar muito bem cada um deles para passar a mensagem que você pretende.

Uma dica interessante é se colocar no lugar de quem faz uma pesquisa no LinkedIn. Será que na listagem de perfis de uma pesquisa, o seu Título se destaca?

É preciso ser muito crítico e ao mesmo tempo sincero na hora de se elaborar um Título profissional no LinkedIn, pois precisamos ao mesmo tempo chamar atenção sem sermos exagerados.

Em nosso Curso de LinkedIn chamamos atenção para os excessos cometidos neste elemento. Se auto denominar o “Super Mega Blaster CEO Champion of The World” não vai fazer de você um profissional diferenciado. Em alguns casos é até patético.

A receita para criar um título profissional arrasador, no bom sentido, é muito simples. Entregue a sua mensagem de forma rápida, consistente e concisa. Esse é o caminho mais acertado para você se destacar no LinkedIn.

Veja algumas dicas de como fazer seu Título Profissional se destacar

Existem algumas dicas para quem deseja criar um Título Profissional perfeito no LinkedIn que você pode implementar de maneira bem fácil.

A primeira delas é verifique se o seu Título satisfaz às necessidades imediatas de quem faz uma busca pela categorização profissional que você tenta passar no seu Título. Será que a pessoa que realiza a busca consegue identificar rapidamente o que você está oferecendo em termos profissionais?

A segunda dica é realizar uma pesquisa pela qualificação profissional que você deseja ser encontrado e veja como o seu perfil se posiciona em relação aos seus concorrentes. Será que você está tendo a visibilidade necessária ou precisa fazer alguns ajustes no perfil?

Outra medida bastante eficiente é verificar quantas pessoas tem visto seu perfil nos últimos dias e passe a fazer um monitoramento desse número de visualizações em função dos ajustes feitos, para saber se eles estão melhorando ou não sua visibilidade.

Inclua sua Palavra-Chave no corpo do Título

Um dos motivos de em nosso curso sobre LinkedIn darmos tanta importância a questão à estrutura do Título Profissional deve-se ao fato dele ser um dos principais responsáveis pela sua exposição nas buscas realizadas dentro do LinkedIn.

Uma das regras de exposição pessoal no LinkedIn é estar sempre presenta no topo das buscas realizadas dentro da rede com a palavra que melhor qualifica a sua função, o que chamamos em marketing de busca de palavra-chave.

O algoritmo de busca do LinkedIn lista os resultados de busca levando em consideração, entre outras coisas, a relevância da palavra-chave digitada, no conteúdo dos diversos perfis. Por isso, é importante saber colocar nos lugares certos a palavra-chave que melhor descreve seu Título para poder aparecer quando as buscas são realizadas.

Para criação de um título profissional perfeito no LinkedIn é preciso recorrer a técnicas de SEO – Search Engine Optimization, também.

Inclua uma chamada forte em seu Título

Um perfil no LinkedIn segue claramente o modelo de Funil de AIDA, ou seja, a sequência Atenção, Interesse, Desejo e Ação, por isso é interessante que você coloque um “algo a mais” que desperte o Interesse nas pessoas, de forma a atraí-las para o conteúdo do seu perfil. O título profissional perfeito no LinkedIn é aquele que “empurra” o visitante da página para conhecer mais detalhes sobre você.

Para isso, crie o que chamamos de Manchete, ou seja uma frase que complementa o seu título profissional, que mostra de forma clara suas realizações.

Algumas dicas de como criar uma “manchete” para o seu título são:

  • Trate a manchete como manchete mesmo! Crie um texto que mostre suas realizações mais importantes
  • Destaque estas realizações logo no início do seu Resumo e em outras seções do seu perfil
  • Crie uma manchete que destaque a sua credibilidade
  • Se estiver trabalhando em uma empresa de peso, tente associar essa marca ao seu título profissional

Não tenha medo de transformas seu Título Profissional em um verdadeiro outdoor de sua carreira profissional. É justamente para isso que ele serve!

Faça um bom uso dos 120 caracteres do seu Título Profissional

O LinkedIn oferece 120 caracteres para a criação do seu título profissional, portanto, elabore-o com muita técnica e precisão. Em nosso curso sempre fazemos questão de frisar que antes de começar a inserir os dados no perfil, é preciso planejar, e justamente para isso que disponibilizamos um Roteiro de Planejamento do Perfil, pois sabemos que a etapa de planejamento das informações é fundamental.

Sempre que me perguntam como criar um título profissional perfeito no LinkedIn digo que a regra de ouro é falar diretamente para seus clientes em potencial, sejam eles recrutadores ou executivos de empresas com os quais você gostaria de firmar parcerias estratégicas.

Outra coisa importante é deixar claro em seu título, de que forma você pode ajudar as pessoas e como. Destaque os benefícios que você oferece a seus clientes, mostre as pessoas que você é a solução para o que elas buscam. Lembre-se que por definição, quem está no LinkedIn, está em busca de alavancagem profissional ou empresarial e por isso, você precisa se apresentar como uma solução.

[icon name=icon-hand-righ]  Complemente sua leitura com o artigo Como Criar Um Resumo no LinkedIn

Agora que você já conhece nossas dicas de como criar um Título Profissional perfeito no LinkedIn, o que acha de dar uma revisada no seu? Talvez haja algo a ser melhorado. Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos relacionados à formatação de perfis no LinkedIn, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing