Como fazer um plano de carreira

Em um ambiente profissional cada vez mais competitivo muita gente se pergunta como fazer um plano de carreira, um planejamento profissional que possa garantir um futuro de sucesso.

Em que estágio da sua carreira você estava nessa época no ano passado? No mesmo lugar, na mesma posição e com o mesmo salário que você tem atualmente?

Se a resposta for sim, é sinal de que você precisa desenvolver um planejamento de carreira para que você possa realmente assumir o controle do seu destino profissional a longo prazo.

Não há nada de errado se você levar algum tempo para alcançar um objetivo, ou até mesmo definir como meta, manter-se e prosperar em sua posição atual. Mas se você quer mudanças, um bom plano de carreira é fundamental.

O problema está em deixar sua carreira estagnar e depois descobrir que seus colegas de trabalho evoluíram e você não.

Veja abaixo alguns tópicos importantes para quem quer saber como fazer um plano de carreira para este ano e ainda não sabe por onde começar.

1 – Faça uma reflexão sobre o que você já fez

O primeiro passo para quem quer saber como fazer um plano de carreira para é refletir sobre o que você fez no passado recente, seus sucessos, fracassos e o que poderia ter sido feito melhor.

Analise o que você aprendeu com as experiências e o que definitivamente deve ser deixado para trás, pois um plano de carreira deverá incorporar mudanças baseadas em experiências anteriores.

Deixe as coisas mais claras e explícitas descrevendo suas realizações e de que forma elas impactaram diretamente o seu trabalho e da empresa, com suas habilidades e contribuições. Não faça apenas anotações genéricas, seja bem específica.

Quanto mais você puder identificar seus pontos fortes, suas fraquezas e preferências, mais fácil será fazer um plano de carreira que realmente funcione.

2 – Avalie o momento do mercado

Antes mesmo de criar um plano de carreira, é interessante fazer uma pesquisa de mercado e verificar quais os rumos que sua área de atuação está tomando e quais são as principais tendências do mercado.

Talvez não seja adequado você dar uma virada radical em sua carreira, mas trazê-la para a realidade do mercado é uma atitude mais do que prudente. Vimos em um mundo que passa por transformações muito rápidas e talvez seja a hora de uma reciclagem profissional para se adaptar às novas tendências.

Verifique, por exemplo, de que forma a tecnologia está impactando seu mercado de trabalho e se você está preparada para reagir a essa nova realidade. Se verificar que não, inclua em seu plano de carreira, um upgrade profissional.

Por vezes a questão não é exatamente como fazer um plano de carreira, mas sim que rumo tomar para alinhá-la com a realidade do mercado, para aí sim, determinar o que fazer para evoluir.

3 – Identifique seus novos objetivos de carreira

Um dos passos mais importantes para quem está em busca de saber como fazer um plano de carreira e deslanchar profissionalmente é identificar novos objetivos e metas para sua carreira.

Depois de ter refletido o que deu certo e errado no passado e pesquisar as novas tendências profissionais em sua área de atuação é chegada a hora de traçar seus novos objetivos de carreira.

Não se trata apenas de começar a sonhar com as coisas boas associadas a este novo estágio da sua carreira. É preciso estruturar o que deve ser feito para que cada uma das metas sejam alcançadas e determinar as responsabilidades decorrentes dessa ascensão profissional. Você está preparada para isso?

Um bom exercício para quem está em busca de saber como fazer um plano de carreira é, por exemplo, desenhar cenários.

Digamos que você esteja interessada na transferência para um outro departamento da empresa, que ofereça melhores condições de ascensão profissional.

Responder as seguintes perguntas irá ajudá-la a traçar um caminho para alcançar esse objetivo:

  • Será que você precisa de uma complementação educacional para atingir este objetivo? Se afirmativo, quanto tempo isso irá requerer? Onde conseguirá essa complementação? Existe algum tipo de pré-requisito?
  • Com quem posso buscar ajuda? Seria possível atrair o seu chefe para este seu projeto pessoal? De que forma posso me relacionar com as pessoas interessadas nessa movimentação e que decidem sobre essa transferência?
  • Que tipo de trabalho você pode desenvolver agora para se preparar para essa transição? Existe alguma coisa que você possa fazer que vá além de provar o seu valor para o novo departamento? Posso participar de projetos no novo departamento?

Quanto mais informações você puder reunir, melhor preparada você estará para transformar suas metas em realidade em um futuro próximo.

Uma outra opção é se envolver em um processo de coaching de carreira, que poderá ajudar você e se posicionar e atingir seus novos objetivos profissionais.

4 – Crie um plano de marketing de carreira

Só depende de você transformar sua carreira em uma história de sucesso a ponto de transformar você em um ativo profissional cobiçado.

Crie um plano de marketing para sua carreira e crie um buzz sobre você mesma, alavancando assim sua credibilidade e exposição profissional.

Crie uma estratégia de marketing pessoal no LinkedIn e trabalhe seu perfil de forma profissional. Dedique um tempo do seu dia ao desenvolvimento de contatos nessa rede e expanda seu networking através de uma participação ativa nessa rede.

É possível até mesmo desenvolver um trabalho de orientação de carreira no LinkedIn.

Crie um blog pessoal e transforme o blog em uma vitrine da sua carreira profissional. Publique seus artigos não só no blog, como também em sites especializados.

Muitos desses sites, como o Administradores, Guia do Marketing e o próprio Mulheres Empreendedoras, possuem espaços para profissionais que pretendem contribuir com artigos que sejam realmente interessantes.

Atualmente criar um plano de marketing pessoal na Internet é uma tarefa relativamente fácil que não requer muito investimento a não ser seu tempo no trabalho dessa divulgação e conhecimento de algumas técnicas.

O ditado já diz que quem não é visto não é lembrado e nem encontrado, portanto, não é uma questão apenas de como criar um plano de carreira, mas também como divulgar essa carreira.

5 – Comemore as vitórias do seu plano de carreira

Minha última dica sobre como fazer um plano de carreira é se dar o direito de comemorar suas vitórias. Celebrar o seu sucesso é tão importante quanto criar o passo a passo para o seu plano de carreira.

Se você não reconhecer estes momentos de forma apropriada, acabará até mesmo achando que eles um dia tenham ocorrido. Comemorar e reconhecer estes momentos é importante para fortalecer sua autoestima e impulsionar seu projeto.

Os profissionais de recursos humanos são unânimes em afirmar que um plano de carreira pode ajudar a colocar você onde você quer estar no futuro. Elaborá-lo de maneira correta poderá fazer toda a diferença em termos profissionais.

6 – Não restrinja o plano de carreira a empregos formais

Um plano de carreira não se restringe às ocupações formais. Seja qual for a área a qual você deseja se dedicar, seja ela formal ou informal, esta é uma atitude válida.

Vejamos por exemplo, o caso dos profissionais freelancer. Muito embora o trabalho seja autônomo estruturar este caminho para crescimento profissional é fundamental.

Como fazer um plano de carreira não se restringe ao emprego formal, elaborar um plano de carreira para freelancers é uma etapa fundamental para ter sucesso nesta área.

Espero ter ajudado a você que estava em dúvida sobre como criar um plano de carreira, com as dicas deste artigo. É claro que o assunto não se esgota por aqui e por isso, convido você a se manter informado assinando a nossa Newsletter.

Por Camila Osório no portal Mulheres Empreendedoras