A foto Pitbull Profile no LinkedIn

A foto Pitbull Profile no LinkedIn

Você possui um Pitbull Profile no LinkedIn?

Já tivemos chance de discutir algumas questões relativas a erros em perfis profissionais no LinkedIn, mas existe um que considero realmente imperdoável, o Pitbull Profile do LinkedIn.

Esse personagem é frequentemente encontrado nas listagens de perfis. O que chamamos de Pitbull Profile são perfis, geralmente masculinos, que acreditam que colocar uma foto com expressão tensa e não raramente agressiva, traz mais credibilidade para o seu perfil ou credita alguma autoridade.

Parece uma questão lógica de relacionamento em redes sociais, mas por incrível que pareça, é bem mais comum do que você possa imaginas. Faça uma busca agora mesmo no LinkedIn e veja quantos Pitbulls Profile você encontrará.

A importância da foto no perfil do LinkedIn

Quando um recrutador ou possível parceiro comercial faz uma pesquisa rápida no LinkedIn, um dos principais pontos de contato é justamente a foto de perfil e em segundo lugar o nome e título do perfil.

O resultado dessa história é que se a foto em si já for uma barreira, não há a menor possibilidade do nome e título serem visualizados. É isso o que acontece com o Pitbull Profile ou Marrentinho do LinkedIn como também é conhecido.

A explicação para essa rejeição é bem simples. Um perfil tenso ou agressivo, revela uma personalidade difícil e por que não dizer, antipática, e esse não é o tipo de pessoa com quem a gente gosta de trabalhar ou ter negócios.

A foto tensa cria imediatamente uma barreira entre quem visualiza o perfil e a ação de interação, seja ela qual for. Portanto, o uso desse tipo de foto é um verdadeiro bloqueio ao processo de comunicação.

Que tipo de foto usar

Em nosso Curso de LinkedIn dedicamos um bom tempo à discussão sobre a importância da foto de perfil no LinkedIn, justamente por considerarmos esse elemento um dos principais meios de comunicação em uma abordagem inicial.

Dê preferência a fotos onde você apresente uma expressão sorridente e descontraído, pois assim, a mensagem que você estará passando é de simpatia e cordialidade. Uma foto descontraída passará uma imagem de acessibilidade e estimulará as pessoas a engajarem com você.

No Brasil, muita gente ainda acredita que só será respeitada se tiver uma imagem séria, fechada e tensa. Esse é um conceito completamente ultrapassado e inadequado em termos de redes sociais. Você pode sim parecer respeitável e responsável em uma foto mais descontraída.

Saindo um pouco da abordagem simplesmente protocolar do mundo corporativo, diversas pesquisas mostram que em termos de marketing, as pessoas são muito mais receptivas, quando a imagem de uma determinada chamada publicitária (que na verdade é a função do seu perfil no LinkedIn), é acompanhada de uma pessoa sorrindo.

Quando realizamos teste A/B em Landing Pages ou Facebook Ads, por exemplo, os resultados mostram que imagens de pessoas com o rosto fechado ou sérios por demasia, criam uma barreira imediata, que obviamente prejudica o processo de comunicação.

Outro tipo de foto que também deve ser evitada é aquela em que você se encontra com o olhar de cima para baixo. Esse tipo de foto lhe confere um ar de superioridade que pode ser facilmente confundido com arrogância por recrutadores ou possíveis parceiros de negócios.

O olhar diferenciado dos recrutadores

Quando recrutadores analisam perfis de possíveis candidatos ao preenchimento de vagas, eles possuem um olhar completamente diferente do que temos no mundo técnico, principalmente quando o recrutador é um psicólogo ou possui algum tipo de formação nesta área.

Nos processos seletivos, os recrutadores buscam não apenas competências técnicas, mas também sinais do perfil psicológico dos possíveis candidatos à vaga, e um desses sinais é justamente a atitude que o perfil passa.

Uma foto tensa, agressiva ou arrogante, passa uma imagem terrível de pessoa de difícil relacionamento e presunçosa, o típico perfil do Trouble Maker na empresa, ou seja, a última pessoa com a qual um recrutador marcaria uma entrevista.

Por isso, se a sua foto de perfil no LinkedIn esta alguma coisa perto do tipo Pitbull Profile, e você não está buscando uma vaga no segmento de MMA, uma boa recomendação é mudá-la imediatamente, para não perder oportunidades.