Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de LinkedIn
Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de LinkedIn

O Seguro Desemprego do LinkedIn

Relacionamento é o Seguro Desemprego do LinkedIn

Relacionamento é o Seguro Desemprego do LinkedIn

Veja por que os relacionamentos são o verdadeiro Seguro Desemprego do LinkedIn

Calma pessoal. O LinkedIn ainda não lançou formalmente qualquer coisa como um programa de Seguro Desemprego, mas o seu posicionamento em termos de administração do seu perfil pessoal no LinkedIn pode muito bem funcionar dessa forma.

Você dedica ao seu perfil pessoal no LinkedIn pelo menos um quarto do tempo que passa no Facebook? Sei que a maioria das pessoas não faz isso e depois reclamam que o LinkedIn não traz os resultados esperados.

Faço então uma pergunta: Se você estiver desempregado, em qual das duas redes você acha que terá mais chances de encontrar uma nova colocação?

O Facebook pode ser muito envolvente e divertido, mas quem consegue se divertir sabendo que está desempregado e sem perspectivas de conseguir uma recolocação no mercado? Quem tem tempo para amenidades quando não dispõem de uma ferramenta para solucionar uma situação tão grave como essa?

Você pode até acreditar que pelo simples fato de ter criado um perfil no LinkedIn e ter inserido lá uma meia dúzia de informações, tem alguma chance, mas eu infelizmente tenho uma péssima notícia: Sua chances são muito reduzidas. Seriam infinitamente maiores se você tivesse uma participação ativa nesta rede, como a que você provavelmente tem no Facebook.

Participação é a base de uma presença profissional no LinkedIn

É claro que ter um perfil bem estruturado, fruto de um planejamento prévio e aplicação das melhores práticas em termos de técnicas de comunicação no LinkedIn ajuda, mas se isso não for complementado por uma presença atuante, todo esse esforço pode ir por água abaixo.

Trabalhe suas conexões

Buscar conexões no LinkedIn é uma das rotinas dos profissionais que buscam criar uma imagem profissional forte no LinkedIn. Faz todo o sentido, já que um dos principais objetivos dessa rede é justamente o networking.

Tente conquistar conexões de qualidade, ou seja, aquelas que estão em sintonia com os seus objetivos nesta rede. Não caia na armadilha da Quantidade, pois de nada adianta ter milhares de conexões se elas não são qualificadas.

Suas Conexões no LinkedIn são como sementes de um jardim. Se você cuidar delas, cultivando seus relacionamentos, eles um dia lhe trarão bons frutos.

Seja generoso

Uma das regras para criação de conexões fortes que sempre faço questão de ressaltar em nosso curso de LinkedIn online é a questão da generosidade. Existe uma regra básica para o marketing pessoal no LinkedIn que é: Dê antes de receber.

Seja solicito ao ajudar outros profissionais em questões que lhe são enviadas através de sua caixa de mensagens, respondendo o mais rápido possível e de forma completa. Em suas participações em discussões nos Grupos, tente sempre agregar alguma informação extra ao que foi publicado.

Envolva-se nas atividades dos Grupos do LinkedIn

Os Grupos do LinkedIn desempenham um papel fundamental na sua estratégia de networking no LinkedIn, e por isso merece uma atenção especial por parte de quem deseja transformar essa rede em um canal eficiente para sua estratégia de marketing pessoal e profissional.

Escolha grupos com um bom número de participantes e atividade constante. Uma forma simples de descobrir quais são os Grupos mais interessantes, identifique no perfil dos profissionais que são referência para o seu mercado, de que grupos eles participam.

Siga empresas onde você gostaria de trabalhar

Outra boa ideia em termos de Seguro Desemprego no LinkedIn é se manter atualizado com as publicações das páginas corporativas de empresas nas quais você gostaria de trabalhar. Para quem está a procura de um emprego no LinkedIn, esta é uma das primeiras recomendações.

É interessante conhecer mais profundamente o posicionamento de uma empresa antes de tentar uma ação mais incisiva em termos de obter uma colocação nos quadros dessa empresa. Esse também é um exercício de assimilação da cultura da empresa, o que pode lhe ajudar em uma entrevista.

Crie conexões com recrutadores

Estar conectado a recrutadores de empresas onde você gostaria de trabalhar também é outra coisa que você deve fazer para criar uma base de relacionamento com profissionais que atuam em empresas que você gostaria de trabalhar.

Fazendo uma pesquisa avançada no LinkedIn, você pode criar filtros para recrutadores e então elaborar uma estratégia de abordagem à estes profissionais. É interessante que você crie estes laços antes mesmo de uma eventual situação de busca por emprego.

Um dos maiores erros ao procurar emprego no LinkedIn é justamente só pensar na rede na hora em que se está precisando de um. Por isso, o verdadeiro Seguro Desemprego no LinkedIn está nos relacionamentos criados ao longo do tempo nesta rede.

O Seguro Desemprego do LinkedIn
Avalie
2017-04-05T18:51:57+00:00 By |Categories: LinkedIn|Tags: , , |

Leave A Comment