Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de LinkedIn
Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de LinkedIn

Dicas Para Ser Um Freelancer Profissional

7 dicas para ser um freelancer profissional

Nosso artigo de hoje traz algumas dicas para ser um freelancer profissional, afinal de contas, como em qualquer outra área esta também tem os seus macetes.

Investir em uma carreira como freelancer é uma ótima opção nos dias de hoje e um número cada vez maior de brasileiros estão seguindo este caminho.

Em uma matéria publicada pela revista Forbes, sob o título The Next Hot Market: Freelancers, mostra que a tendência do mercado de trabalho moderno é de recorrer cada vez mais a esta forma de contratação.

1 – Crie uma estrutura de referência para você

A primeira das nossas dicas para ser um profissional freelancer de sucesso é que você crie toda uma estrutura de referência para você e o seu trabalho, dando início à criação de uma marca em torno do seu trabalho.

O profissional freelancer, assim como uma empresa, precisa ser encontrado com facilidade pelas pessoas e empresas que precisam do seu serviço. Por isso é muito importante que você tenha uma presença online para divulgar o seu nome e o seu trabalho.

Para isso, o primeiro passo é criar um site para seu trabalho freelancer, para ter seu espaço próprio na Web, onde poderá se apresentar, mostrar o seu trabalho através de um portfólio online e criar um canal de contato direto com você.

O segundo passo é investir em seu marketing digital pessoal, através da criação de uma presença profissional nas redes sociais. Um perfil profissional no LinkedIn, uma página no Facebook e um perfil no Instagram e um portfólio no Behance, são algumas ótimas opções.

2 – Registre-se como MEI

Uma das dicas para ser um freelancer profissional que pode fazer você economizar um bom dinheiro é fazer o seu registro como MEI – Micro Empreendedor Individual, se transformando em uma empresa.

Todos nós sabemos que abrir uma empresa no Brasil é um verdadeiro martírio, mas no caso da MEI, tudo e feito pela Internet, rapidamente e sem custos. Além da falta de burocracia, os impostos e outros encargos são infinitamente menores.

A vantagem de adotar este modelo é que uma vez registrado como MEI, você poderá emitir nota fiscal, e com isso, poderá aumentar o seu leque de clientes em potencial, já que quando uma empresa contratar você, ela precisará que você emita nota fiscal.

3 – Crie um ambiente de trabalho adequado

Trabalhar em casa, por si só já é um desafio que envolve manter a disciplina no home office, se organizar de forma adequada e ter um rígido acompanhamento de prazos dos seus projetos, o que é fundamental nesta área.

Para fazer isso tudo funcionar, entre as nossas dicas para ser um freelancer profissional, incluímos a criação de um local de trabalho bem estruturado para que você possa desempenhas suas funções de forma adequada.

Por isso, crie um home office prático e funcional, para que tudo possa ser centralizado e organizado em sua casa. Uma das formas de fazer bem o seu trabalho é estar bem acomodado. Confira as dicas sobre isso em nosso artigo Como Montar Um Home Office Para Freelancer.

4 – Conheça os seus números

Outra das dicas para ser um freelancer profissional é conhecer muito bem os seus números. Trabalhar como freelancer profissional é como gerenciar uma empresa. Por isso, você precisa conhecer muito bem a sua matriz de custos.

Um freelancer profissional, vende basicamente a sua hora trabalhada, mas existem outros custos que precisam ser incorporados na hora de determinar quanto cobrar pelo trabalho freelancer.

Faça um levantamento de custos como:

  • Custo de manutenção do seu home office ou escritório;
  • Internet, telefone fixo e telefone móvel;
  • Custo de ferramentas de gerenciamento de projetos que você utiliza;
  • Ferramentas de marketing digital envolvidas no seu trabalho;
  • Divulgação do seu trabalho nas redes sociais, como impulsionamento de posts;
  • Despesas com atualização de softwares;
  • Valor investido em cursos de capacitação.

Com todos estes dados levantados, você poderá coloca-los em uma planilha para calcular o valor da hora como freelancer, e chegar a um valor real para o seu trabalho.

5 – Foque em uma determinada área

É fato que hoje em dia temos que ser multitarefa e conhecer diversas áreas do conhecimento para poder enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e capacitado, mas isso não quer dizer que você é um expert em todas as áreas em que atua.

Por exemplo, você pode ser um freelancer de marketing digital e dominar diversas dimensões e especialidades, mas se o seu forte mesmo é a criação de conteúdo, talvez fosse mais interessante se destacar como um freelancer de conteúdo web.

Um dos maiores erros dos profissionais que se cadastram em plataformas de trabalho freelancer como o Marketing Job, é colocar em suas habilidades, um sem número de funções, como se tivesse pleno domínio de todas as áreas.

Uma das principais dicas para ser um freelancer profissional é se concentrar nas competências para as quais você está mais capacitado, aquelas que em função da sua expertise, você pode entregar um trabalho de primeiríssima qualidade e se destacar dos outros profissionais.

6 – Respeite seus contratos

Respeitar prazos e especificações dadas em sua proposta é uma das dicas para ser um freelancer profissional que você precisa ter sempre em mente e classifica-la como clausula pétrea do seu comprometimento profissional.

Um dos maiores erros que um freelancer pode cometer, ente outros, é não respeitar prazos de entrega ou então, entrega-lo fora das especificações contratadas com o seu cliente. É o tipo de situação que acaba com a sua imagem.

Organize muito bem o seu calendário para que o acúmulo de tarefas não acabe comprometendo os seus prazos de entrega. Além disso, em plataformas de trabalho freelancer, como o Marketing Job, isso acaba pesando na sua avaliação.

7 – Tenha sempre em mente a avaliação do seu trabalho

Uma das formas de divulgar a qualidade do seu trabalho como freelancer é justamente a avaliação dada por seus clientes, como aqui no Marketing Job, onde os clientes avaliam a experiência de trabalho que tiveram com os freelancers contratados.

Por isso, uma das dicas para ser um freelancer profissional de sucesso é direcionar o seu trabalho em função da sua responsabilidade como profissional e também pensando nos benefícios que uma boa avaliação trará para você, como a atração de potenciais clientes em função do seu bom desempenho em jobs anteriores.

É importante lembrar que o projeto não acaba na entrega do projeto. A fidelização de clientes no trabalho freelancer envolve o relacionamento posterior, com um pedido de feedback do seu cliente. Neste feedback, lembre a ele de fazer uma avaliação do seu trabalho.

O freelancer é um profissional em constante avaliação. Desde o primeiro cliente você está criando uma carreira, construindo uma imagem. Por isso, acreditamos que estas dicas para ser um freelancer profissional podem ajudar em muito você. Mantenha-se em dia com estas e outras dicas assinando a nossa Newsletter.

Publicado no Marketing Job

2019-11-18T10:00:33-03:00 By |Categories: Carreira & Desenvolvimento|

Leave A Comment